AIS monitor com alcance de alvos classe A e B acima de 140 milhas náuticas
O Sistema de Identificação Automática – AIS implantado pela IMO (Organização Internacional Marítima), consiste em um transceptor embarcado que transmite informações sobre o navio onde está instalado e recebe as mensagens transmitidas pelos demais navios da região equipados com AIS, exibindo o conteúdo à tripulação através de telas gráficas ou de texto. Desta forma, sua principal função é identificar e localizar embarcações ao alcance do transceptor ou receptor AIS por troca de dados via ondas de rádio entre embarcações e estações de monitoramento e controle de tráfego (Vessel Traffic Service – VTS).
Dispositivo de AIS
O sistema consiste em um conjunto integrado de equipamentos, como por exemplo: antena de GPS, antena de VHF, transmissor/receptor AIS e um plotter, que atuam visando um objetivo comum. O principal componente desse sistema é o chamado transponder AIS, que possibilita a transmissão e recepção de mensagens de dados digitais padronizadas com as seguintes informações: MMSI, sinal de chamada, dimensões da embarcação, posição, rumo, velocidade, destino final e tipo de carga, através de ondas de rádio VHF nas frequências 161.975 MHz e 162.025 MHz utilizando o protocolo de comunicação SOTDMA que organiza a ordem de transmissão na lista de alvos AIS ao alcance.
Atualmente existem dois tipos de transponder AIS, o Classe A que possibilita maior versatilidade, desempenho e é obrigatório em navios, já o Classe B possui um conjunto menor de funções quando comparado ao Classe A, porém possui melhor custo x benefício para aplicação em embarcações de pequeno e médio porte, voltado ao público do esporte/recreio e barcos de pesca/serviço com navegação costeira.
Os órgãos reguladores internacionais definiram que o AIS deve ser usado preferencialmente para fins de rastreamento e segurança da navegação, como:
Sistema de prevenção de colisão e salvatagem (AIS-SART);
Sistema de segurança de portos (informações a respeito da origem, destino e carga de um navio);
Sistema de controle de tráfego marítimo (VTS) em áreas fundeio, entrada e saída de canais, portos, baía, etc…
Sistema de auxílio à navegação (AtoN) para uso meteorológico, marégrafos, bóias, sinalização virtual, etc…
Complementar informações baseadas em radares
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Transponder AIS classe B SIMRAD
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